Corpo, Mente e Espírito
A Medicina Integrativa alia a medicina convencional, com a medicina tradicional e complementar. É uma abordagem orientada para um sentido mais amplo da cura, que visa tratar a pessoa numa perspetiva global: corpo, mente e espírito.
Todas as abordagens terapêuticas e disciplinas de saúde apropriadas são usadas para obter um melhor estado de saúde para o paciente, enquanto se reconhece e se respeita a contribuição única de vários sistemas médicos. Assim, é possível, ir para além da medicina convencional, uma vez que é utilizada a combinação de todas as técnicas que permitem tratar de forma eficaz os pacientes, notando-se melhorias significativas e atuando sobre a doença de uma forma ampla.
O Ser Humano é encarado como um todo
A saúde e a medicina integrativa afirmam a importância da relação profissional de saúde-paciente, a participação ativa dos pacientes neste processo e enfatizam a colaboração interprofissional.
Na Clínica Medicina Integrativa Dr. Nuno Pacheco, as propostas de tratamento são personalizadas para cada paciente, de forma a combinar diferentes técnicas de tratamentos, suplementação, alimentação e correção do modo de vida. A participação ativa, o conhecimento e o acompanhamento dos tratamentos por parte do cliente, são fundamentais para a manutenção da sua própria saúde. Assim, a Medicina Integrativa reafirma a importância da relação entre o profissional e o paciente, focando-se na pessoa como um todo.
Os princípios fundamentais da Medicina Integrativa são:
Corpo, Mente e Espírito.
Todos os fatores que influenciam a saúde, bem-estar e doença são levados em consideração.
Métodos convencionais e alternativos.
O uso apropriado de métodos convencionais e das diferentes alternativas facilitam a resposta de cura inata do corpo.
Intervenções eficazes, naturais e menos invasivas.
Estas devem ser usadas sempre que possível.
Medicina Convencional e Complementar.
A Medicina Integrativa não rejeita a medicina convencional, nem aceita terapias alternativas sem crítica.
Promoção da saúde e da prevenção de doenças.
Juntamente com o conceito de tratamento, os conceitos mais amplos de promoção da saúde e da prevenção de doenças são primordiais.
Auto-exploração e auto-desenvolvimento.
Praticantes de Medicina Integrativa devem exemplificar os seus princípios e comprometerem-se com a auto-exploração e com o auto-desenvolvimento.