28 de Março, 2023

Como convencer o seu CEO a implementar um programa wellness empresarial?

Quer ajuda? Escrevi uma carta para o ajudar.

Durante os últimos 10 anos em que me dedico à saúde e bem-estar empresarial, muitas foram as pessoas que me pediram ajuda para convencer o seu CEO a implementar programas de saúde e bem-estar. Uns pediam dicas, outros que fosse com eles, mas o que mais me pediram foi: escreva uma carta para eu entregar lá na empresa.

Sempre soube (a experiência ensinou-me isto ao longo dos anos) que se o CEO estiver convencido, a tarefa é bem mais fácil. Aliás, eu acredito que é um fator decisivo e fundamental.

Pois bem, após muitas dicas, muitas visitas e apresentações, chegou o tempo de escrever uma carta ao CEO da sua empresa. Por isso vou imaginar-me na sua pele e aqui vai…

Caro CEO

Atualmente é bastante claro que as empresas só vencerão (o mercado está cada vez mais competitivo) se conseguirem uma forte conjugação de talento e uma visão clara do negócio. No entanto, existem algumas empresas (algumas até nossas concorrentes) que já estão um ou dois passos à frente, investindo no talento, retendo e motivando os colaboradores para que estes possam contribuir e executar a sua visão.

Conhecemos a sua capacidade e o seu empenho em construir uma empresa cada vez melhor e, também, as 1002 coisas que ocupam o seu precioso tempo. Contudo, queremos sugerir-lhe que implemente um programa de saúde e bem-estar na nossa empresa.

Acreditamos que esta ideia é válida e sabendo do seu empenho em pegar em ideias válidas e passa-las a ação, queremos propor alguns pontos que vão certamente ajuda-lo na sua tomada de decisão, pois tentaremos apresentar argumentos que o ajudem a clarificar a ideia de wellness empresarial e programas de saúde e bem-estar.

Todos sabemos da importância dos números para si. Por isso aqui estão alguns números úteis que o ajudarão a tomar decisões fundamentadas e validadas:

“ De acordo com Quantum Workplace report as empresas com programas de saúde e bem estar experimentam um aumento de 8% na produtividade dos colaboradores e 18% mais propensos a fazerem esforços extras. 45% dos colaboradores concordam que a existência de um programa wellness na sua empresa o levaria a permanecer na empresa no próximo ano, segundo o estudo Well-Being Index: American Workers 2013 “

Parecem-lhe interessantes estes números? Ótimo, pois temos mais alguns:

“ Empresas com programas de saúde e Bem Estar, para além de serem mais produtivos têm um retorno acionista 28% mais elevados segundo o relatório National Business Group on Health “

Estamos totalmente convencidos que a preocupação sobre o bem-estar dos seus colaboradores é uma das suas mais importantes e sinceras preocupações. E nós queremos ajuda-lo a construir a “nossa empresa” assente numa cultura de bem-estar sólida e aliciante para todos nós e para aqueles que poderão vir a colaborar conosco.

Agora apresentamos um projeto de como nós podemos começar a construir um projeto de wellness que funcione e vá ao encontro das necessidades da nossa empresa e dos seus colaboradores.

  1. Visão

A implementação de um plano de wellness empresarial começa com a sua visão. Assim sendo, sugerimos uma declaração definindo o que uma organização saudável significa para os nossos colaboradores, acionistas e outros stakeholders. Aqui temos uma boa linha de partida para a elaboração de um projeto com foco e objetivo. Se quer uma empresa que atraia novos talentos, colocar a saúde em primeiro lugar é o pontapé de saída de uma visão convincente.

2.  Alocar os recursos certos

A sua liderança, juntamente com uma visão clara, são os primeiros passos. Precisamos de si para alocar os recursos certos para a execução da sua visão. Por recursos estamos a dizer: pessoas e dinheiro. Vai ser preciso alguém que implemente e execute este programa. Como sempre diz “não há almoços grátis, vamos ter de investir. Quer em atividades in loco, ou um programa virtual ou encontrarmos um parceiro com experiência no wellness empresarial, o preço pode variar, mas temos que assumir que terá um ROI atrativo. Confiamos plenamente na sua capacidade de análise e de decisão de que orçamento disporemos para este projeto.

Precisamos de um espaço físico, caso decida fazer na empresa. Ou então, outra alternativa bastante viável é uma clínica com instalações na proximidade geográfica da nossa empresa. Pedimos também que analise e defina quanto tempo os colaboradores irão alocar à iniciativa. Sabemos que tempo é dinheiro e por isso alertamos para esta situação, pois é um dos aspetos mais negligenciados.

3. Dar o exemplo

Já deve estar a pensar que já fizemos o trabalho todo. Mas liderar uma empresa saudável, logo mais sustentável, mais produtiva depende do seu exemplo. A sua participação nas atividades é essencial. A única forma de ter uma implementação efetiva é não só ser o sponsor principal, mas efetivamente apoiar um local saudável para se trabalhar. Os efeitos são enormes. Aproveitamos para aprofundar mais alguns dados:

“Empresas que implementam estes programas ganham em serviço, lealdade dos consumidores, vendas, qualidade, retenção de talentos, faturação, lucro e retorno aos acionistas ” Kevin Kruse – Employee Engagement Research (Master List of 32 Findings)

4. É um esforço da equipa

É um grande passo, estamos conscientes disso. Os custos, o programa,  os espaços, encontrar o parceiro certo… não é fácil ( se ajudar, temos a clínica Medicina Integrativa Dr. Nuno Pacheco). Mas como sempre nos diz “se fosse fácil não seria para nós“, temos a certeza que a ideia o está a deixar entusiasmado. As pessoas hoje querem trabalhar numa empresa em que se sinta valorizada como pessoa e não como números. Vários estudos e mesmo conhecimento pessoal de amigos de outras empresas (lembra-se, certamente, quando tentamos contratar o Januário Serra, que trabalhava na nossa concorrência? Ele não aceitou o nosso convite porque na empresa onde ainda trabalha, tinha programas de wellness), acreditamos que os programas de saúde e bem-estar nas empresas são realmente eficazes e aumentam os níveis de motivação e felicidade das empresas. O ROI existe. Os resultados? Colaboradores mais saudáveis, equipas mais motivadas, redução significativa do absentismo e do presentismo, que levam a maior produtividade, maior engagement e, no final, uma melhoria significativa dos resultados finais (se quiser, melhores números).

Acredite que não está sozinho. Temos várias pessoas capazes de assumir este desafio. Não está sozinho. Acredite que estamos consigo. Mas grandes ideias não valem muito, se não forem postas em ação.  A chave é alinhar todos no mesmo objetivo, dividir as responsabilidades e, em seguida coordenar para garantir que se atinge o objetivo.

Permita-se tentar abraçar este projeto.

Os seus colaboradores.

Espero que esta carta te possa ajudar a convencer o teu CEO. Vale a pena tentar. Se calhar é mesmo isto que está faltar na tua empresa para conseguires um projeto de saúde e bem-estar .

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