Um esporão calcâneo é uma pequena projeção de osso que se forma no osso do calcanhar, o calcâneo. Resulta de uma pressão intensa sobre a planta do pé durante longos períodos de tempo.
Durante a marcha, cada um dos calcanhares suporta o peso de todo o corpo de forma alternada. Essa carga é aliviada por camadas de tecido situadas sob o calcanhar.
Quando se pratica desporto sem um adequado aquecimento, pode ocorrer sobrecarga para os músculos gémeos da perna e para o tendão de Aquiles, que se insere no calcâneo.
Quando este tendão está sob stress, essa pressão é transmitida para a planta do pé, causando inflamação ou pequenas roturas nos tecidos.
Sintomas
O esporão calcâneo manifesta-se por dor intensa na região inferior ou interna do calcanhar.
Quando o peso do corpo é colocado sobre o calcanhar afectado, a dor é suficientemente forte para causar a imediata imobilização da marcha.
Essa dor alivia com o repouso, agrava com o esforço e tende a ser mais acentuada de manhã.
A marcha sobre superfícies duras ou acompanhada do transporte de objectos pesado, como uma mochila, acentua a dor. Um salto torna a dor mais intensa. A dor pode ser mais localizada no início mas tende a abranger todo o calcanhar. Em casos extremos, esta dor pode interferir com as actividades diárias.
Causas
O esporão calcâneo é mais comum em pessoas com mais idade, sobretudo depois dos 40 anos, e com excesso de peso.
A osteoartrite, a artrite reumatóide, a insuficiência circulatória e outras doenças degenerativas também se associam a um maior risco de esporão calcâneo. Pode existir uma tendência genética para este quadro.
A presença de “pé chato” ou um arco plantar muito acentuado aumentam também o risco de desenvolvimento de esporão calcâneo.
No que se refere ao desporto, a corrida de fundo é um factor importante.
Correr na praia ou em superfícies muito inclinadas também torna mais provável o desenvolvimento de um esporão.
Tratamento
O esporão calcâneo pode ser difícil de tratar. Contudo, em muitos casos, as alterações são discretas e recuperam ao longo do tempo.
O tratamento passa pelo repouso, utilização de gelo, compressão da área afectada e elevação do membro inferior. Em alguns casos, o calor é benéfico no alívio da dor. Tratamentos de fisioterapia e acupuntura podem aliviar os sintomas de dor e de inflamação
NO entanto, os anti-inflamatórios ajudam a controlar a dor e a inflamação. Por vezes, uma injecção de corticoides na área afectada pode ser útil.
O calcanhar pode ser suportado pela utilização de uma sola especial, que deverá ser prescrita pelo médico ou podologista.
Alguns casos beneficiam de tratamentos como a diatermia ou os ultra-sons.
A cirurgia permite a remoção do esporão e está indicada quando as medidas mais conservadoras não são eficazes.