Artrite/ Artrose da Mão e Punho é uma inflamação que afeta os vários elementos que constituem uma articulação (zona onde se encontram dois ou mais ossos e que permite a realização de movimentos).
Manifesta-se com dor localizada à articulação afetada, acompanha-se de diminuição do movimento da mesma articulação e tipicamente agrava com a idade.
As artrites mais comuns são as artroses e a artrite reumatoide. Nas artroses a cartilagem, que é o revestimento dos ossos nas zonas de articulação e que permite o deslizar destes para a realização de movimento, sofre desgaste chegando mesmo a desaparecer. A artrite reumatoide é uma doença em que o próprio organismo ataca o revestimento interno das articulações.
SINTOMAS
As articulações afetadas apresentam:
- Dor
- Rigidez com diminuição do movimento total da mesma
- Edema (inchaço)
- Vermelhidão
- Calor
- Deformidade das articulações (nos casos avançados)
CAUSAS
As duas causas mais comuns de Artrite/ Artrose da Mão e Punho lesam a articulação de forma distinta.
Artrose: nesta situação ocorre um desgaste da cartilagem, o revestimento presente nas extremidades dos ossos nas zonas de articulação. Este revestimento permite que os ossos não só deslizem de forma harmoniosa produzindo movimento mas também a distribuição e dissipação de energia gerada em movimentos de maior intensidade, como saltos, prevenindo assim lesões. Se este revestimento se deteriora, o que ocorre com o passar dos anos ou na sequência de fraturas envolvendo os ossos nas zonas de articulação, de entorses graves ou de infeções das articulações, o osso passa a roçar contra osso causando dor e diminuição do movimento da articulação envolvida.
Artrite reumatoide: Nesta doença o organismo ataca o tecido que reveste o interior das articulações (designa-se de membrana sinovial e equivale a tinta na parede de um quarto). Esta membrana fica então inflamada, avermelhada e inchada. À medida que a inflamação da membrana aumenta, o que acontece na progressão da doença, a cartilagem e o osso são gradualmente destruídos.
Os fatores de risco para artrites são:
História familiar: Alguns tipos de artrites têm uma componente familiar, o que significa que se os pais ou os irmãos sofrem da doença há um risco superior ao da população geral de a desenvolver.
Idade: O risco de desenvolver a maioria das artrites aumenta com a idade.
Sexo: A artrite reumatoide atinge mais frequentemente as mulheres, a gota por sua vez afeta mais os homens.
Lesões articulares prévias: Qualquer articulação que tenha sofrido uma fratura ou um entorse grave sofre um desgaste precoce evoluindo mais cedo ou mais tarde para uma artrose.
Obesidade: O peso acrescido sobre uma articulação causa um desgaste precoce, sobretudo nas articulações que o suportam como os joelhos, ancas, tornozelos e coluna, pelo que a obesidade está diretamente relacionada com a artrite.
A Acupuntura, a fisioterapia e a Fisiatria, em conjunto oferecem uma das melhores soluções de tratamento