O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa consciencializar e mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama. Durante todo o mês de Outubro, diversas ações são realizadas para informar as mulheres, (e no meu entender também os homens, pois poderão ter um papel importante) sobre a doença e incentivar a realização dos exames de rotina.
O cancro da mama é o tipo mais comum entre as mulheres de todo o mundo, sendo também a principal causa de morte por cancro entre o sexo feminino. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as possibilidades de cura são muito maiores, chegando a quase 100%.
A prevenção é fundamental nesse contexto, pois quanto mais cedo a doença for identificada, maior será a eficácia do tratamento. Por isso, é essencial que as mulheres conheçam seu corpo e estejam atentas a qualquer alteração nas mamas, como nódulos, dor, secreção ou mudança na textura da pele. Além disso, é recomendado realizar regularmente o autoexame das mamas e procurar um médico caso haja qualquer suspeita.
Além do autoexame, as mulheres devem realizar a mamografia regularmente, de acordo com as recomendações médicas. Esse exame é capaz de detectar o cancro de mama em estágios iniciais, mesmo antes que os sintomas se manifestem. Portanto, é fundamental que as mulheres não deixem de realizar esse exame, especialmente após os 40 anos, quando o risco de desenvolver a doença aumenta.
Na Clínica Medicina Integrativa Dr. Nuno Pacheco, acompanhamos ao longo dos anos vários pacientes a quem foi diagnosticado cancro da mama. A nossa intervenção inicial, estava centrada nos tratamentos com acupuntura que, tal como foi publicado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO) as guidelines elaboradas pela Society for Integrative Oncology, relativas aos tratamentos que podem ser associados durante e após o cancro da mama. Existem algumas abordagens com evidências científicas claras, como é o caso da Acupuntura, que mostram que esta técnica ajuda a aliviar a dor nas articulações relacionadas com os tratamentos e também é útil como adjuvante á medicação anti-náusea, ajudando assim a reduzir o sintoma de náusea causada pela quimioterapia.
Em conjunto com a acupuntura, a fisioterapia e a drenagem linfática fazem parte dos tratamentos que propomos às nossas pacientes, como complemento aos tratamentos médicos que fazem.
Mais recentemente e para complementar os nossos serviços contamos com a consulta de Psico-Oncologia, uma especialidade da Psicologia clínica que procura compreender as dimensões psicológicas inerentes às patologias oncológicas, com especial relevância ao impacto do cancro no funcionamento emocional do paciente e da suada família. Manter e aumentar o bem-estar psicológico do paciente com cancro e de todas as pessoas envolvidas no processo de adoecer oncológico.
Este ano, a Clinica Medicina Integrativa Dr. Nuno Pacheco e o seu parceiro Grupo Requinte a sua participada Caramella, uniram-se e criaram uma campanha de angariação de dinheiro que será entregue à Liga portuguesa contra o cancro, através da venda de uma Cookie (morango e chocolate branco), criada exclusivamente para esta campanha – ver vídeo- e juntamente com esta bolacha a nossa clínica oferece um voucher de 20% desconto nas especialidades de: fisioterapia, acupuntura, psico-oncologia e nas sessões de Pressoterapia. Pode comprar e/ou encomendar as suas bolachas na clínica e em vários pontos em Famalicão.
Em suma, o Outubro Rosa é uma campanha de extrema importância, pois tem o poder de salvar vidas ao conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. É fundamental que todas as mulheres estejam atentas a sua saúde e não deixem de realizar os exames de rotina, garantindo assim uma maior chance de cura e uma vida mais saudável.
#nunopacheco #medicinaintegrativa #outrubrorosa #gruporequinte #caramellaconfeitaria #bolacha #solidariedade #cnacrodamama #rosa #bolachasolidaria #famalicao