17 de Janeiro, 2023

2023: Agora ou talvez já seja tarde demais.

O que as empresas podem e devem fazer pela saúde mental dos seus colaboradores?

Ao longo dos últimos tempos o tema da saúde mental dos colaboradores está na ordem do dia. A pandemia trouxe novos desafios às empresas e a saúde mental dos seus colaboradores é o grande desafio, arrisco mesmo dizer, o mais importante desafio.

Se não derem prioridade à saúde mental dos colaboradores, os líderes das nossas empresas estão a correr o risco de não terem colaboradores, ou no máximo, terão colaboradores que não vão responder às necessidades produtivas das empresas.

A saúde mental (e física também, porque somos um todo como pessoa) dos colaboradores é a grande força que fará com que as empresas cresçam e consigam vencer. Apostar na saúde mental dos colaboradores é a grande aposta dos verdadeiros líderes. Sem uma equipa feliz, motivada, consciente da importância que tem para a empresa, as empresas dificilmente encontrarão o caminho do sucesso.

“O segredo para manter os colaboradores felizes é realizar ações pequenas”.

Cuidar da saúde mental dos seus colaboradores é de vital importância. Partilhamos por isso algumas dicas para que em 2023 consiga fazer isto com facilidade.

  1. Promova pequenas pausas ativas de trabalho: pequenos momentos de pausa para afastar o esgotamento e promover a união.
  2. Desmistificar a saúde mental: para muitos colaboradores ainda é assunto tabu. Pequenas formações, workshops e grupos de debate que falem abertamente da saúde mental e a importância do bem-estar e saúde emocional.
  3. O salario já não é tudo: procure ir mais além do salário, pois salário competitivo já não é o único fator levado em consideração ao aceitar um emprego. As empresas devem ir além e oferecer programas de prevenção e atendimento de riscos psicossociais que garantam atendimento e deteção de qualquer mal-estar. Trata-se de cuidar da equipa de forma integral, Uma empresa do futuro aposta nisto e os resultados são extremamente animadores.

Não deixe que este desafio enfraqueça a sua empresa e a sua capacidade produtiva. Fale conosco e conheça as nossas soluções de wellness empresarial.

www.nunopacheco.pt

Nuno Pacheco

Partilhar

Marcar consulta

Preencha o formulário em baixo para entrarmos em contacto consigo ou para proceder à marcação de uma consulta na nossa clínica.