Segundo a Organização das Nações Unidas, a felicidade é a força motriz para o desenvolvimento do indivíduo. Atualmente são muitas os estudos que apontam a felicidade e o bem-estar dos colaboradores como o principal foco de atuação quando o assunto é produtividade. Acreditamos que a qualidade de vida cria ambientes de trabalho mais felizes. E sabemos que colaboradores satisfeitos e felizes, criam laços fortes com as suas empresas. E este compromisso, claro está, gera resultados impactantes para sua empresa.
Não falamos somente dos lucros, mas também de economia. E principalmente a posição da sua empresa perante a concorrência, capitalizando o diferencial do investimento no capital humano.
Com um projeto de saúde e bem-estar eficiente, a empresa vai contribuir positivamente para a saúde, felicidade e bem-estar dos colaboradores, mantendo-os comprometidos e motivados para fazer crescer o seu negócio.
Mas afinal, o que é gestão de saúde?
Gestão de saúde é o conjunto de medidas que uma empresa pode tomar para preservar e melhorar a saúde física e psicológica de seus colaboradores.
Através de uma avaliação global do estado de saúde e bem-estar dos seus colaboradores, nós ajudamos a desenvolver e implementar um projeto de saúde e bem-estar totalmente adaptado às necessidades concretas da empresa Uma equipa profissional multidisciplinar vai ajudar na análise do estado da saúde dos seus colaboradores e desenvolver um plano, com ações concretas que vão ao encontro da melhoria da saúde e bem-estar dos colaboradores..
Essas ações estarão focadas em diversas práticas que vão desde, consultas de medicina geral e familiar, ortopedia, psiquiatria, fisioterapia integrativa, consultas de psicologia, rastreios de podologia, até ações de formação para incentivar a alimentação saudável, a gestão de stress e resolução de conflitos. Tudo isso passa pela gestão de saúde.
É um trabalho amplo e que envolve todos os departamentos e que promove o bem-estar do colaborador. Uma visão muito mais alargada que apenas a oferta de um seguro de saúde, por exemplo.
Por que deve investir em gestão de saúde e quais os benefícios?
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Problemas de saúde, sejam de ordem física ou psicológica, são uma das principais causas de absentismo e presentismo dos colaboradores das empresas. Nem precisamos de falar o quanto estes problemas prejudicam a empresa e o próprio colaborador.
Por isso, acreditamos que estar saudável é da maior importância para que a pessoa se sinta apta a desempenhar suas atividades do dia-a-dia e no trabalho.
Infelizmente é muito complexo para os responsáveis das empresas conseguirem um acompanhamento pessoal e individual de cada colaborador, para conhecer as suas dores e dificuldades e ajudando-o a superar os seus desafios.
É aí que entra a gestão de saúde, através de programas personalizados que ajudam o colaborador a diminuir ou eliminar as suas dores físicas, o seu stress, acompanhar problemas de saúde mental de forma concreta e individualizada e, assim, podemos obter maior qualidade de vida.
Quando decidir investir em prevenção, estará a evitar males que podem acontecer em ambiente de trabalho – e até mesmo fora dele – que vão comprometer o desempenho e a disponibilidade do seu colaborador.
Percebendo que a sua qualidade de vida é cada vez mais importante, o colaborador sente que é parte importante da empresa. Essa satisfação pessoal leva-o a promover um ambiente de trabalho mais agradável para que ele e seus colegas possam conseguir melhores e maiores resultados para sua empresa.
O turnover diminui, assim como a percentagem de absentismo e presentismo. A retenção de talentos aumenta e a empresa economiza com a formação e seleções de novas pessoas.
Tudo isso gera impactos extremamente positivos para a sua empresa.
Ao promover uma boa gestão de saúde para seus os colaboradores, a empresa vai:
- Diminuir as despesas com o absentismo por questões de saúde que possam ser prevenidas ou evitadas.
- Diminuir a rotatividade de pessoal, mantendo os seus maiores talentos.
- Aumentar a produtividade e o lucro da sua empresa.
- Ajudar o colaborador no desenvolvimento do colaborador como pessoa e como profissional.
- Manter um ambiente de trabalho saudável e feliz.
- Promover a segurança e a ergonomia, evitando lesões e doenças.
- Criar uma relação transparente entre colaboradores e suas chefias.
- Ter funcionários satisfeitos e felizes.
Custo? Não, investimento com retorno!
Até pode parecer que a gestão de saúde será mais um custo para a sua empresa. Porém ela é, na verdade, um investimento. Ao contratar esse serviço há uma redução de custos diretos e indiretos relacionados com o pessoal, e aumentará a sua produtividade, logo o lucro será maior.
De acordo com dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho e pela OMS, cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano em consequência de acidentes de trabalho e de doenças ou lesões provocadas por ele.
Por ano, existem cerca 160 milhões de novos casos de doenças/lesões resultantes da relação direta com a atividade profissional do colaborador.
Atualmente, a questão da saúde mental, merece grande destaque.
Tornar a Saúde Mental e o Bem-Estar uma prioridade global
Federação Mundial para a Saúde Mental
Infelizmente, em Portugal pelo menos 6 em cada 10, sofrem de doença mental, sendo um dos países da União Europeia com maior taxa de população que sofre com as doenças mentais.,
A pandemia de Covid-19 gerou uma crise sem precedentes na saúde mental das pessoas. Atualmente este é um dos grandes problemas com os quais as empresas terão que lidar: uma pandemia de depressão, crises de ansiedade, burnout, stress, esgotamento físico e emocional e outros transtornos mentais graves que os seus colaboradores terão. O tratamento para essas patologias tem um custo alto e cada vez mais os seguros de saúde, que na maioria das vezes não cobrem, ou têm uma rede de médicos e especialistas muito curta, são um encargo muito significativo para as empresas.
As empresas que não apostem na saúde integral dos seus colaboradores e, de forma mais direta a saúde mental, já estão a sofrer as consequências, pois o absentismo está a aumentar e a dificuldade em conquistar talento é uma realidade desafiante.
Garantir a segurança e a saúde de seus colaboradores é, acima de tudo, uma questão de ética empresarial e de valorização do maior capital que uma empresa pode possuir: as suas pessoas.
Que ações a gestão de saúde pode desenvolver?
Promover a saúde, qualidade de vida, valorização do colaborador e principalmente a sua felicidade pessoal têm sido uma grande preocupação para empresas em todo o mundo.
Entre as ações que podem ser desenvolvidas pela gestão de saúde, destacam-se:
- Orientação nutricional.
- Incentivos à prática de exercícios físicos (parcerias com ginásios próximos ao local de trabalho ou a criação de espaços na própria empresa são ótimas iniciativas).
- Vacinação.
- Campanhas sazonais com foco na prevenção de doenças.
- Check-up médico (além do exame periódico, já exigido por lei).
- Ginástica laboral.
- Psicoterapia.
- Projeto de saúde e bem-estar: com fisioterapia, acupuntura, massagem relaxamento.
- Formações.
- Área comum ou de convívio (salão de jogos, jardim ou algo equivalente).
- Espaços para amamentação.
E na sua empresa, como está a questão da saúde dos colaboradores? Aposte e destaque-se da concorrência
Como já vimos, os dados demonstram que, atualmente, as empresas que promovem e protegem a saúde de seus colaboradores estão entre as mais competitivas em relação às concorrentes e serão vistas pelo mercado como sólidas, confiáveis e bem-sucedidas, sendo Excelentes escolhas, aquando da decisão de mudar.
Cada vez mais a felicidade, a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de seu colaborador podem ser fatores decisivos para ele querer se manter ou não na sua equipa. E, como você sabe, sem os bons colaboradores o sucesso dos projetos da sua empresa pode estar em causa.
Agora depende do que pretende para a sua empresa. Faça sua escolha.