Como CEO, costuma escutar todos os seus colaboradores? Ou apenas recebe informações das chefias (dos “chefes”) intermédias? Sabe, realmente, o que pensa a colaboradora que faz a limpeza nos balneários da sua empresa e da sua liderança?
Implementar uma estratégia de escuta é uma parte fundamental da criação de uma experiência positiva dos colaboradores. Os líderes precisam de ser capazes de ouvir o feedback dos próprios colaboradores e responder às suas necessidades para construir uma cultura onde estes se sintam valorizados e encontrem propósito no seu trabalho.
Inquérito de satisfação dos colaboradores vs. engagement vs. Employee experience
Um objetivo comum dos questionários é medir a satisfação dos colaboradores – ou seja, avaliar se os colaboradores estão satisfeitos com a sua situação no trabalho. Por exemplo, uma empresa pode querer saber se os colaboradores estão satisfeitos com as suas compensações e benefícios, ou se têm problemas com o seu “chefe”.
Potencialmente, outro objetivo é medir o engagement dos colaboradores, ou até que ponto os colaboradores se sentem motivados, animados e valorizados com o seu trabalho.
Um verdadeiro Líder, no entanto, procurará medir a experiência dos colaboradores, assente numa visão holística que considera os conceitos de satisfação e engagement estarem intimamente ligados.
Por exemplo, um colaborador pode ficar satisfeito com a quantidade de férias pagas que obtém, mas não tem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que desejaria, porque o seu chefe espera que se mantenham disponíveis mesmo quando é suposto estarem já com a família . Isto poderá, geralmente levar ao burnout.
Um inquérito/questionário que apenas se centre se os colaboradores estão satisfeitos ou não com os seus benefícios, não conseguirá avaliar, de forma eficaz, por exemplo as questões de saúde mental, como o Burnout, porque o colaborador poderá responder que está satisfeito. No entanto, um inquérito/questionário que meça simplesmente o burnout dos funcionários irá falhar ao não entender que o tempo de folga adicional não é a solução certa. Somente através de uma abordagem abrangente é que podemos ver o quadro completo e diagnosticar a causa principal.
A relação dos colaboradores com a administração não deverá ser vista sobe o prisma do binómio “satisfeito/insatisfeito”. Um inquérito de experiência dos colaboradores procura compreender coisas como o estilo de liderança impacta a perceção de equidade dos colaboradores. Ou se certas práticas estão a minar o bem-estar dos colaboradores da empresa. Ou o que os colaboradores pensam dos seus “chefes de secção”.
5 Perguntas a fazer num inquérito de experiência de colaborador
1. A Administração está ou tenta ligar-se aos colaboradores a nível pessoal?
É essencial que se construa uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores, para que os resultados no que diz respeito à experiência dos colaboradores, seja positiva. A confiança, no entanto, é um sentimento profundamente pessoal – é quase impossível ganhar a confiança de alguém sem estabelecer uma relação pessoal de algum tipo.
O primeiro passo para construir essa relação é que a administração mostre que se preocupa realmente com os seus colaboradores como pessoas, e não apenas com o que são capazes de trazer para a mesa do ponto de vista profissional. As respostas a esta pergunta revelam a qualidade das suas relações de gestão de colaboradores.
2. A administração reconhece um excelente trabalho ou esforço?
Esta questão mede duas partes críticas de uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores:
- A administração mostra o reconhecimento de uma forma que se repercuta de forma positiva na experiência dos colaboradores ( que é essencial para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, apreciados e cuidados).
- A administração é vista como imparcial: O reconhecimento está ligado ao trabalho que as pessoas fazem, ou o que os seus “chefes” dizem ou certas pessoas recebem o reconhecimento mais facilmente?
3. A administração escuta as ideias dos colaboradores?
É difícil confiar em alguém se não sente que confia em si, por isso a liderança deve procurar constantemente oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam de confiança. Uma excelente maneira de construir esta confiança é ouvir e responder às ideias dos colaboradores. Isto mostra que os líderes respeitam e valorizam o que as suas pessoas pensam e sentem.
Incentivar os “chefes” a serem recetivos às ideias dos colaboradores também torna os colaboradores mais confortáveis a partilhar feedback sobre a sua experiência no trabalho. Isto dá à administração informações mais valiosas que pode usar para melhorar ainda mais a sua experiência de colaborador.
É difícil confiar em alguém se não sente que confia em si, então a liderança deve constantemente procurar oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam confiáveis.
4. As pessoas são tratadas da mesma forma, independentemente da sua origem ou características pessoais?
Ao medir a experiência dos colaboradores, é essencial não só olhar para o panorama geral, mas também entender que diferentes grupos de pessoas podem ter experiências muito diferentes na mesma empresa (equipa multigeracional e multicultural).
Questões como esta ajudam a medir o que os colaboradores sentem sobre a diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEIB) no seu local de trabalho, e pode indicar à administração a direção mais correcta à medida que expandem os seus esforços de DEIB.
É especialmente útil para dar resultados a questões relacionadas com o DEIB por grupo demográfico (por exemplo, por sexo, nacionalidade) para que possa identificar e analisar quaisquer diferenças de experiência entre grupos.
5. A sua empresa é um local de trabalho psicologicamente saudável?
É cada vez mais inquestionável que os colaboradores precisam de se sentir psicologicamente e emocionalmente seguros para terem uma experiência positiva no trabalho. Medir estas formas de segurança é uma função importante de um inquérito/questionário eficaz à experiência dos colaboradores.
“Se uma empresa está a fazer tudo o resto bem, mas os colaboradores continuam a sofrer burnout, sentem-se presos numa cultura tóxica, sentem incerteza ou sentem que não conseguem o apoio de que precisam, isso pode afetar severamente a experiência geral dos colaboradores.” GREAT PLACE TO WORK® EDITORIAL TEAM
Por outro lado, quando os colaboradores se sentem psicologicamente saudáveis, são muito mais propensos a estender a confiança à administração, o que significa que outras tentativas de criar confiança são mais propensas a ter sucesso.
Fazer as perguntas certas é fundamental para compreender a experiência dos colaboradores
Com dados significativos de pesquisa na mão, as administrações podem colocar as suas empresas no caminho certo para construir um melhor employee experience. Isto, por sua vez, levará a que os colaboradores sejam mais produtivos, menos propensos a desistir e mais propensos a gerar ideias vencedoraspropensos a desistir e mais propensos a gerar ideias vencedoras
A Clínica de Medicina Integrativa Dr. Nuno Pacheco pode ajudar a sua empresa a realizar estes inquéritos e apontar a direção certa para uma empresa onde os seus colaboradores gostem de trabalhar e se sintam felizes, em todas as dimensões.